O Observatório da Mulher de Fortaleza disponibiliza cerca de 40 indicadores oficiais e complementares, organizados em cinco áreas: saúde, educação, economia, demografia e segurança. Esses dados vêm de fontes reconhecidas, como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), DataSUS, SEBRAE, Banco do Nordeste (BNB), Tribunal de Justiça (TJ), Procuradoria Especial da Mulher de Fortaleza (PEM), Centro de Referência da Mulher (CRM), App Nina, Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Observatório de Indicadores Sociais (OISOL).
Reunindo informações confiáveis em um só lugar, a plataforma apoia gestores públicos, pesquisadores e movimentos sociais na avaliação das políticas existentes e na proposição de novas ações voltadas à igualdade de gênero e à erradicação da violência contra as mulheres.
Saúde (7 indicadores)
- Gravidez na adolescência – DataSUS Número de nascidos vivos, por residência da mãe, por grupo etário / número total de nascidos vivos de mães residentes x 100.
- Cobertura de consultas pré-natal – DataSUS Número de nascidos vivos por residência da mãe, segundo Região de Saúde/Município com variáveis relacionadas ao acompanhamento médio de consultas e exames pré-natal.
- Mortalidade materna – DataSUS Óbitos de mulheres em idade fértil (MIF), de 10 a 49 anos. Morte materna é a morte de uma mulher durante a gestação ou até 42 dias após o término da gestação, independente da duração ou localização da gravidez, por causa relacionada ou agravada pela gravidez ou por medidas em relação a ela, mas não devida a causas acidentais ou incidentais.
- Taxa de câncer de colo de útero – DataSUS Número de diagnósticos de câncer de colo do útero por população residente ajustada ao meio do ano x 100.000.
- Câncer de mama – DataSUS Número de diagnósticos de residentes com neoplasia (CID-10), agrupados em “Neoplasias Malignas (C00–C97)” / população total residente ajustada ao meio do ano x 100.000.
- Mamografias realizadas em mulheres – SAGE Mamografias realizadas em mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos.
- Exames citopatológicos realizados em mulheres – SAGE Exames citopatológicos realizados em mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos em Fortaleza.
Educação (6 indicadores)
- Taxa de analfabetismo – Percentual de pessoas com 15 anos ou mais que não sabem ler nem escrever um bilhete simples - IBGE/PNADc
- Média de anos de estudo – Número médio de anos de escolaridade da população de 15 anos ou mais - IBGE/PNADc
- Taxa de escolarização – Percentual de pessoas em idade escolar matriculadas no nível de ensino correspondente - IBGE/PNADc
- Grau de escolaridade – Distribuição da população de 14 anos ou mais segundo o nível de instrução concluído - IBGE/PNADc
- Estudantes matriculados na graduação – Número de estudantes matriculados - UFC
- Perfil do estudante de graduação – Perfil Socioeconômico dos estudantes das Universidades Federais - UFC
Economia (4 indicadores)
- Taxa de desemprego – IBGE/PNADc Proporção da população economicamente ativa sem ocupação remunerada e que busca trabalho.
- Taxa de informalidade – IBGE/PNADc Percentual de pessoas ocupadas sem carteira assinada ou proteção previdenciária.
- Ocupação (nível de emprego) – IBGE/PNADc Proporção de pessoas ocupadas em relação à população economicamente ativa.
- Rendimento médio mensal / desigualdade salarial – IBGE/PNADc Valor médio do salário recebido por pessoas ocupadas, já corrigido pela inflação.
Demografia (4 indicadores)
- Domicílios segundo sexo do responsável – IBGE/PNADc Distribuição dos domicílios conforme a pessoa responsável pelo lar, segundo sexo.
- População por sexo e idade – IBGE/Censo ou PNADc Estrutura etária da população, com recorte de gênero.
- Renda per capita domiciliar – IBGE/PNADc Média da renda domiciliar dividida pelo número de moradores.
- Distribuição territorial da população feminina por bairro e raça – IBGE Mapeamento espacial da população feminina com recorte racial.
Segurança (16 indicadores)
- Mulheres atendidas no CRM - Centro de Referência da Mulher
- Número de mulheres vítimas de violência física - CRM
- Número de mulheres vítimas de violência patrimonial - CRM
- Número de mulheres vítimas de violência sexual - CRM
- Número de mulheres vítimas de violência psicológica - CRM
- Perfil racial das mulheres atendidas - CRM
- Perfil de renda das mulheres atendidas - CRM
- Escolaridade das mulheres atendidas - CRM
- Número de denúncias de assédio no transporte público – App Nina
- Perfil racial da vítima de assédio no transporte público - App Nina
- Número de mulheres vítimas de apalpada - App Nina
- Número de mulheres vítimas de encoxada - App Nina
- Número de mulheres vítimas de intimidação - App Nina
- Número de mulheres vítimas de perseguição - App Nina
- Número de mulheres vítimas de pessoa se exibindo - App Nina
- Medidas protetivas concedidas; TJCE
- Medidas protetivas denegadas; TJCE
- Medidas protetivas revogadas – TJCE
- Número de vítimas mulheres - Supesp (Lei Maria da Penha) por Área de Segurança Integrada (ASI)
- Percentual de vítimas por dia da semana - Supesp
- Percentual de vítimas por turno - Supesp
- Percentual de vítimas por faixa etária; Local da ocorrência - Supesp
- Percentual de mulheres vítimas de crime violento letal - Supesp
- Percentual de mulheres vítimas de crimes sexuais - Supesp
- Feminicídios - Supesp
Parceiros
Universidade Federal do Ceará (UFC) – responsável por pesquisas e painéis de dados na área da educação, além de produzir estudos aplicados com recorte de gênero e raça.
Universidade Estadual do Ceará (UECE) / Observem – desenvolve pesquisas qualitativas, relatórios e estudos sobre a realidade das mulheres em Fortaleza.
SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) – oferece dados sobre empreendedorismo feminino, programas de capacitação e segmentos econômicos liderados por mulheres.
Banco do Nordeste (BNB) – fornece informações sobre acesso ao crédito, financiamento e linhas de apoio para mulheres empreendedoras.
Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) – responsável por dados sobre medidas protetivas da Lei Maria da Penha e informações judiciais relacionadas à violência de gênero.
Procuradoria Especial da Mulher de Fortaleza (PEM) – acompanha políticas para mulheres e fornece dados de atendimentos jurídicos e psicológicos.
Centro de Referência da Mulher Francisca Clotilde / Casa da Mulher Brasileira – equipamentos que integram diversos órgãos de proteção à mulher, oferecendo acolhimento, triagem, atendimento psicossocial, alojamento temporário e promoção de autonomia econômica.
